azeitao.net

 
 

 Brejos de Azeitão

O professor José Pimentel refere que Brejos de Azeitão começou a ser povoado por alturas de 1835 por gentes vindas do Norte, em particular dos concelhos de Mira e Cantanhede, no entanto, o Padre Manuel Sousa refere nas suas folhas volantes que viu pela primeira vez referência a Brejos num documento de 1703 em que se diz que «no Casal do Brejo mora Pedro Fernandes. De qualquer modo a instalação de gentes nesta zona começou pelo adquirir por aforamento de pedaços de terra onde construíram casas feitas de adobos e se fixaram com a família originando um importante núcleo populacional. Eram gente humilde e pobre (mas trabalhadora) conhecidos também como os Caramelos. Actualmente uma parte pertence à freguesia de São Lourenço e a outra à de São Simão.

Brejos tem quatro zonas correspondentes a quatro grandes propriedades antigas: Casal de Bolinhos (era propriedade dos Cunhas, condes de Povolide, e estava ligada à Quinta da Torre em Oleiros); Vale de Choupos (que era propriedade dos condes da Feira e marqueses de Sabugosa, cuja residência em Azeitão era a Quinta do César em Vila Fresca); Brejos do Clérigo (era um praso do Padre António Pires Brioso, residente em Palhavã, junto a Vila Fresca), e por fim o Choilo ( que era propriedade dos Coelhos Sousas da Quinta Velha e do Calhariz).

 

 



   
aldeias...
   
 

 



Azeitão, uma região a descobrir!


Aldeias de Azeitão


 
 

®www.azeitao.net  - ©Bernardo Costa Ramos

 

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

 PUBLICITE neste site!

Este site foi compilado com optimização para uso com o Internet Explorer 4 ou superior. Embora funcione noutros browsers (por exemplo, Netscape), muitas das funções não terão pleno funcionamento, podendo igualmente existir configurações distorcidas.

 :: © Bernardo Costa Ramos  :: www.azeitao.net  ::  Azeitão, uma região a descobrir! ™ ::

Visite ainda: www.saboresdeazeitao.com  ::  www.bacalhoa.eu

Declaração de exoneração de responsabilidade :: Sobre o sítio/site www.azeitao.net