azeitao.net

 
por Joaquim Oliveira
 

Rua do Fisco-Vila Nogueira   Ao ser encarregado de organizar o novo Concelho de Azeitão (por volta de 1760), o ouvidor, Dr. Francisco Xavier de Basto exprimiu a seguinte opinião: «sendo tão limitado o distrito que fica pertencendo à jurisdição da nova vila, que não excede duas léguas e meia de comprido e meia de largo, compreendendo nesta 13 aldeias, parecia acertado que de todas elas se compusesse a nova vila mudando-se, porém, o nome de aldeia em bairros, porque pelo decorrer do tempo se poderão vir ajuntando de forma que todas elas componham hua boa cidade.»

 

Tanque municipal lavar a roupa - Vila Nogueira

  Aldeia, inicialmente, seria o correspondente a "monte" alentejano, ou seja, «o agrupamento das casas, oficinas agrárias e habitações dos caseiros e lavradores», como diz Joaquim Rasteiro no Arqueólogo Português. Esses conjuntos de habitações foram-se desligando das quintas por compra dos ocupantes, arrendamento ou aprazamento. Existe, todavia, uma ou outra aldeia que tem origem diferente, como a aldeia de Vendas.

Fonte de Oleiros

 



 
aldeias...
   


Azeitão, uma região a descobrir!


 
Igreja de Oleiros
 
 
 

®www.azeitao.net  - ©Bernardo Costa Ramos

 

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Este site foi compilado com optimização para uso com o Internet Explorer 4 ou superior. Embora funcione noutros browsers (por exemplo, Netscape), muitas das funções não terão pleno funcionamento, podendo igualmente existir configurações distorcidas.

 :: © Bernardo Costa Ramos  :: www.azeitao.net  ::  Azeitão, uma região a descobrir! ™ ::

 

Declaração de exoneração de responsabilidade :: Sobre o sítio/site www.azeitao.net