azeitao.net

 
 

Aldeia da Piedade

As Aldeias da Piedade, de São Pedro e da Portela são conhecidas genericamente por Coina-a-Velha, que é um dos lugares mais antigos de Azeitão como atesta o seu nome e as ruínas do seu castelo.

A denominação de Aldeia da Piedade poderá estar relacionada com o nome de uma capela que existiu naquele local.

É bastante bonita esta aldeia. As suas casas fazem um bonito conjunto extremamente bem enquadrados na paisagem que a rodeia. Como sala de visitas apresenta o característico largo do poço, sala de convívio das gentes da aldeia e centro da sua vida diária. Por ali se vêem edifícios dos sécs. XVI, XVII, XVIII e XIX, portados redondos, cantárias rústicas, etc.

Ali moraram doutores, oficiais do exército ou da mílicia, comandantes dos fortes de Sesimbra, lavradores, destacando-se Luis Afonso «que governou esta terra (Azeitão) e ninguém se agravou dele», como se diz na sua campa datada de 1599. 

 


  ALDEIA  DE  PORTELA

            É uma aldeia muito pequena , constituída por cerca de quinze famílias. Ninguém sabe quem primeiro construiu  a primeira casa naquele sítio,  mas  vem-lhe  o nome  do  facto de estar no  cume da  elevação e de ai - nessa portela - passar a estrada para o Parral e para El Carmem .

            O mesmo extracto da carta de Dom Pedro I ,  transcrito quando se fala da Aldeia de Oleiros, cita também as portelas. Desconheço, se na altura, isto é, em 1366, já estaria povoado o "cume da serra das portelas" , da qual fala o citado documento.

           

            Um pequeno texto sobre esta aldeia (71) dá-nos uma uma graciosa panorâmica : "(...) Se, por estar no alto, o vento nem sempre é bom, é, sem dúvida, boa a paisagem. Para Norte são os pinhais que parece chegarem a Lisboa, lá no fim do horizonte. Para o Sul e poente é essa planura, qual arena, onde tanta gente luta pela vida, rodeada das bancadas da serra donde a vegetação tudo conserva . "  


ALDEIA  DE  SÃO  PEDRO

            Vem-lhe o nome da capela que está perto. Alguns portais de cantaria redonda, mostram a antiguidade da Aldeia, talvez do século XVI , ou talvez anterior como o é a capela .  

            Tem 10 a 12 famílias, pouco mais.



 
 


Azeitão, uma região a descobrir!


Aldeias de Azeitão


 
 

®www.azeitao.net  - ©Bernardo Costa Ramos

 

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

 PUBLICITE neste site!

Este site foi compilado com optimização para uso com o Internet Explorer 4 ou superior. Embora funcione noutros browsers (por exemplo, Netscape), muitas das funções não terão pleno funcionamento, podendo igualmente existir configurações distorcidas.

 :: © Bernardo Costa Ramos  :: www.azeitao.net  ::  Azeitão, uma região a descobrir! ™ ::

Visite ainda: www.saboresdeazeitao.com  ::  www.bacalhoa.eu

Declaração de exoneração de responsabilidade :: Sobre o sítio/site www.azeitao.net