O site www.azeitao.net não se responsabiliza pela informação aqui presente.

A mesma foi retirada do site www.geocities.com/yosemite/Trails/2860/parrabida.html


ESCALADA EM PORTUGAL
PORTINHO DA ARRABIDA
Identificação das vias no fim desta página


Setúbal é uma cidade industrial a 60 Km ao sul de Lisboa e é a cidade principal mais próxima da Serra da Arrábida
O acesso mais rápido a Setúbal para quem vem do norte, é através da autoestrada em direcção ao sul, atravessando a ponte "25 de Abril" ou a "Vasco da Gama" seguindo a sinalização.
A Serra da Arrábida está a poente de Setúbal. Ao fundo, na encosta, junto ao mar, situa-se a localidade e a praia do Portinho da Arrábida, bem conhecida pelas suas águas límpidas.
Junto ao Portinho da Arrábida, a 5 minutos a pé, encontram-se falésias onde foram abertas várias vias por diversos sectores.
Nestes dois últimos anos, foi aberta mais um sector chamado "A Fenda" com cerca de 30 vias, pelo Pedro Carvalho, Filipe, Flau, Francisco e Nelson. Existem ainda mais 7 sectores:
Antigo,  El Carallon,  Dragões,  Never Land,  Giro-fle-Giro-fla,  Cú de Judas,  Piratas,  Placas +Crocodilos.


Escalar no Portinho é agradável, mesmo com o forte calor do Verão, porque a praia que se encontra próxima vai permitir um bom banho ao fim das horas de escalada ...
No Verão, como as vias estão viradas a sul, são também mais difíceis de executar devido ao calor.
Por outro lado, no Inverno, a temperatura é boa e às vezes até se pode escalar com chuva, porque há vias abrigadas.
Não existia protecção de nidificação e podia-se escalar todo o ano. Agora existe um impasse até uma conclusão das negociações entre a Delegação de escaladores e o PNA.
Para comer, existem restaurantes nas proximidades do Portinho, onde se pode inclusivamente comprar um "farnel" para levar para a falésia. Procure manter a zona limpa, porque se trata dum parque natural protegido e de boa qualidade que é importante preservar.

Como ir para lá :

Em primeiro lugar, deve tomar o percurso em direcção a Setúbal. Em Setúbal, toma a Avenida pricipal Luísa Tody em direcção ao poente, até ao fim da avenida, onde vai entrar na estrada que segue para a Serra da Arrábida.



Neste percurso encontra sinalização para o Portinho. Se andar perdido pergunte que fácilmente lhe darão todas as indicações. O Portinho é bem conhecido.
Lá em baixo no Portinho, junto ao mar deparará com a falésia como mostra a foto .










Estadia

Não é permitido acampar junto às vias. Se pretende ficar durante alguns dias na zona, pode arranjar uma pensão ou estalagem a bons preços em Setúbal.
Para acampar deve escolher um dos parques de campismo próximos.

Ver Alojamento



Tipo de rocha

A rocha é de calcário com buracos - boa para utilização de dedos. As falésias têm cerca de 10 a 27 metros de altura.
O acesso faz-se através de caminhos pela mata em subida. É fácil perdermo-nos dos sectores se não conhecermos. É bom perguntar aos escaladores "batidos" onde estão e qual o melhor atalho para os sectores.


Vias

Todas as vias estão bem equipadas e têm níveis entre o IV grau e o 8a.
A maior parte delas são de níveis superiores ao 7b. Esta escola é de elevado grau de dificuldade não sendo por isso recomendável aos principiantes.
Esta zona de escalada é visitada por inúmeros conquistadores de altos graus de dificuldade, cujos elogios à qualidade das vias têm sido uma constante, nomeadamente no novo sector da FENDA.



Para a identificação das vias clique AQUI


:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

 PUBLICITE neste site!

Este site foi compilado com optimização para uso com o Internet Explorer 4 ou superior. Embora funcione noutros browsers (por exemplo, Netscape), muitas das funções não terão pleno funcionamento, podendo igualmente existir configurações distorcidas.

 :: © 1999/2007 - Bernardo Costa Ramos  :: www.azeitao.net  ::  Azeitão, uma região a descobrir! ™ ::

Visite ainda: www.saboresdeazeitao.com  ::  www.bacalhoa.eu :: www.troiaresort.com

Declaração de exoneração de responsabilidade :: Sobre o sítio/site www.azeitao.net 

1