Biblioteca Virtual Sebastião da Gama

 

Visite a região...

 

Azeitão, uma região a descobrir

 www.azeitao.net  

 

 
FOTOS: 1 e 2
 

Quando eu nasci,
ficou tudo como estava,
Nem homens cortaram veias,
nem o Sol escureceu,
nem houve Estrelas a mais...
Somente,
esquecida das dores,
a minha Mãe sorriu e agradeceu.

Quando eu nasci,
não houve nada de novo
senão eu.

As nuvens não se espantaram,
não enlouqueceu ninguém...

P'ra que o dia fosse enorme,
bastava
toda a ternura que olhava
nos olhos de minha Mãe...

 

 

A região de Azeitão

A 10 de Abril de 1924, nasceu em Vila Nogueira de Azeitão, concelho e distrito de Setúbal, Sebastião Artur Cardoso da Gama. Licenciado em Filologia Românica foi professor do ensino técnico, em cuja renovação pedagógica exerceu uma breve mas profunda influência. A antiga Escola Técnica de Setúbal, onde foi professor, é hoje designada por Escola Secundária de Sebastião da Gama. Faleceu precocemente a 7 de Fevereiro de 1952.

Três foram os livros de poesia publicados durante a sua curta vida, a saber: - Serra – Mãe (1945), Cabo da Boa Esperança (1947) e Campo Aberto (1951). Livros que de imediato o creditaram como um dos valores mais puros do nosso lirismo contemporâneo. Postumamente foram publicados; Pelo Sonho É Que Vamos (1953), Diário (1958), Itinerário Paralelo (1967), O Segredo É Amar (1969), que vieram confirmar as raras qualidades humanas e poéticas deste homem simples.  Tão atento ao mundo exterior como aos movimentos da própria alma, imbuído de um cristianismo actuante em que mais se privilegiava a Graça do que prevalecia o Pecado, Sebastião Gama - que passou na Arrábida parte significativa da sua existência - deixaria algumas páginas inesquecíveis àcerca dessa serra.

                mais...

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Este site foi compilado com optimização para uso com o Internet Explorer 4 ou superior. Embora funcione noutros browsers (por exemplo, Netscape), muitas das funções não terão pleno funcionamento, podendo igualmente existir configurações distorcidas.

 :: © 1999/2007 - Bernardo Costa Ramos  :: www.azeitao.net  ::  Azeitão, uma região a descobrir! ™ ::

Declaração de exoneração de responsabilidade :: Sobre o sítio/site www.azeitao.net