azeitao.net

 
 

Vendas de Azeitão

  Segundo o Prof. Pimentel a denominação de Aldeia das Vendas ficou-se a dever à existência de vendas ou lojas junto à estrada do Alentejo para Lisboa que, há séculos atrás, atravessava a povoação.

Relata-nos o Padre Manuel de que em tempos esta aldeia, juntamente com a aldeia de Pinheiros, foi berço de gente famosa. Por volta do século XVI aí habitavam familias de apelidos Antunes, Magalhães, Costa, Passos, etc. Foram naturais de Vendas, nos sécs. XVI e XVII, o Doutor Manuel Pires, o doutor meédico António Pires de Magalhães, o licenciado Padre Teotónio de Almeida, o Dr. João de Passos Magalhães, e sobretudo os músicos Filipe de Magalhães e Sebastião da Costa. Foram ambos mestres de música da capela real e considerados dos maiores músicos dos sécs. XVI e XVII.

Vendas tem alguns sinais so seu passado, tais como alguns portais quinhentistas de cantaria redonda, um registo de azulejos na rua principal e, sobretudo, a Cruz das Vendas, cruzeiro do séc. XV, mandado erigir por Vasco Queimado de Vila Lobos.


 
 


Azeitão, uma região a descobrir!


Aldeias de Azeitão


 
 

®www.azeitao.net  - ©Bernardo Costa Ramos

 

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

 PUBLICITE neste site!

Este site foi compilado com optimização para uso com o Internet Explorer 4 ou superior. Embora funcione noutros browsers (por exemplo, Netscape), muitas das funções não terão pleno funcionamento, podendo igualmente existir configurações distorcidas.

 :: © Bernardo Costa Ramos  :: www.azeitao.net  ::  Azeitão, uma região a descobrir! ™ ::

Visite ainda: www.saboresdeazeitao.com  ::  www.bacalhoa.eu

Declaração de exoneração de responsabilidade :: Sobre o sítio/site www.azeitao.net